Antes de começar a utilizar o Gestão de Metas é necessário primeiro configurar a ferramenta. Neste momento você irá customizar as Metas de acordo com a sua realidade e inserir várias informações no sistema.
Primeiramente é necessário Cadastrar o Painel. Para isso você precisa se identificar, informando o nome da sua Rede e Posto. 

Logo após, preencha as Configurações Gerais, indicando se será utilizado o RFID e qual será a forma de recompensa.
Sempre lembrando de Salvar todas as informações ao finalizar.

Caso não for utilizar o RFID em seu posto, leia o Artigo Gestão de Metas - Sem RFID.

O próximo passo é configurar o Painel.
Com a Nova Atualização da ferramenta Gestão de Metas, agora é possível ter mais de um painel!
Para saber mais leia o Artigo Gestão de Metas - Personalizando seu Painel.

O seu uso é recomendado para turnos com movimentos muito diferentes dos que necessitam de Metas diferentes das demais.
Para a configuração do painel, são disponibilizadas 5 opções de Índices, sendo possível a escolha de até 4 que mais se adequem à sua realidade.

Os Índices disponíveis são:

  • Quantidade de abastecimentos: estabelece uma meta diária de abastecimentos que seu frentista deve atingir, sendo assim se o frentista atingiu o número X definido, ele bateu a meta.
  • Volume: determina a quantidade em litros de combustível que o frentista deve abastecer em uma jornada de trabalho, deste modo, ao abastecer o volume X estipulado, o frentista alcançou a meta.
  • Comparação de combustíveis: define quanto um frentista deve vender de um combustível tomando outro como parâmetro. Por exemplo, se forem escolhidos os combustíveis Gasolina Comum e Gasolina Aditivada numa métrica de X%, o volume de Gasolina Aditivada vendido deve corresponder a X% do volume da Gasolina comum somada à Gasolina Aditivada. É importante salientar que o combustível escolhido para ser avaliado é aquele que tem-se interesse em aumentar as vendas.
  • Percentual a partir de X litros: estipula a meta estabelecendo que dentre o número de abastecimentos feitos, X% devem ser acima de X litros, sendo assim, é necessário estipular o volume alvo, assim como a percentagem deste volume dentro o total de abastecimentos.
  • Fidelidade: estipula como meta o índice de fidelidade, ou seja, a quantidade de abastecimentos para clientes fidelizados divido pelo número de abastecimentos totais, este indicador mede o compromisso do frentista junto ao Programa de Fidelidade.

Escolhidos os Índices, é preciso escolher os valores das Metas. Estes valores serão baseados em seu Histórico de Vendas, para que a Meta seja Desafiadora e que instigue seus frentistas a terem um melhor desempenho, mas também Possível, para que elas não proporcionem o efeito contrário, desmotivando a sua equipe.
Em seguida você deverá estipular a recompensa disponibilizada ao seu time, ela pode ser monetária (em dinheiro) ou dada em prêmios e benefícios. Para isso, indique o valor da recompensa que é Diário, ou seja, dado por dia de Meta batida.

A ferramenta Gestão de Metas também possui a funcionalidade de Regras do Painel, que permite a escolha de uma das Metas como pré-requisito para o ganho das recompensas, ou seja, se o funcionário não bater a Meta de interesse ele não terá direito à recompensa independente de ter batido outras.

Efetuadas as alterações, não se esqueça de Cadastrar o novo Painel e Salvar todas as mudanças!
Por fim, informe ao sistema se você fará o uso da configuração de turnos. Caso você possua o RFID, selecione o Não, se não possuir, selecione a opção Sim.
Cadastre os seus turnos, informando os horários de início e fim e salve todas as alterações.

Prontinho, a ferramenta de Gestão de Metas já está configurada, agora é só Motivar a sua equipe e Melhorar os seus Resultados!

Encontrou sua resposta?