Entenda a importância de definir metas para:

As metas são parte fundamental de qualquer empresa, independentemente do produto ou serviço que ela produz ou presta. O fato é que postos de combustíveis também precisam de gestão de metas se quiserem crescer e ter mais sucesso. Dentro de uma empresa, as metas têm como finalidade direcionar as ações dos colaboradores em busca de um objetivo de negócio, como aumentar a visibilidade do seu posto de combustível, conseguir mais clientes ou vender mais de um determinado produto. Dessa forma, fica claro como o trabalho de cada um é importante para que o seu posto possa vender muito mais! A implantação de metas em seu posto vai motivar os seus frentistas a atingirem melhores resultados.

Entenda a importância do gestão a vista:

Você já imaginou um jogo de futebol sem placar? Você vai ao jogo, vê um monte de gente correr para lá e para cá. Algumas vezes a bola entra na rede, as pessoas pulam para comemorar, mas não existe um registro do que aconteceu ali. Depois todo mundo volta para casa. Nada é medido.

Você acha que haveria paixão pelo futebol? O placar de uma partida funciona com o mesmo princípio da gestão à vista, algo que defendo como o ideal para todas as empresas. Tem a mesma função do painel de controle de um automóvel.

Deixar as metas e resultados alcançados visíveis em um lugar no qual  os colaboradores tenham acesso é fundamental no processo de gestão de metas.

O Painel de Gestão de Metas do ClubPetro foi pensado exatamente por esse motivo. Com ele o seu frentista vai se engajar muito mais, vai poder acompanhar o seu desempenho ao vivo!

A sua gestão também fica bem melhor, você acompanha o desempenho de cada frentista, faz reuniões diárias, entende as dificuldades encontradas e consegue incentivá-los a ir em busca de melhores resultados diários.

Quais indicadores devo acompanhar?

Outro ponto importante é a definição de quais indicadores devem ser acompanhados, eles devem ser simples e fáceis de serem entendidos.

Sendo assim, alguns indicadores que você pode acompanhar para avaliar a performance do seu time são:

  • número de abastecimentos;
  • porcentagem de vendas com mais de 20 litros;
  • porcentagem de vendas com gasolina aditivada;
  • índice de fidelidade.

Pensamos nesses 4 indicadores, para manter a simplicidade para o frentista. Ao mesmo tempo, esses 4 indicadores impactam diretamente nos resultados do posto. A quantidade de abastecimentos mede a produtividade do frentista. O percentual de vendas com mais de 20 litros e o de vendas com gasolina aditivada mede a qualidade da abordagem do frentista, se ele oferece para completar e sabe vender a gasolina aditivada. O índice de fidelidade é muito importante para os clientes ClubPetro, um cliente fiel tem ticket médio e índice de retorno muito maior que um cliente comum.

Como definir objetivos?

Uma meta deve ser possível de ser alcançada e ao mesmo tempo desafiadora. O primeiro passo para a criação de uma meta deve ser o levantamento de dados históricos. Com base nesses dados se tem a média histórica e qual é a oportunidade de melhoria. Inserir um objetivo irreal, longe de realidade e inalcançável desmotiva toda a equipe.

A regra dos 70-20-10 sugere que os 10% piores funcionários devem ser dispensados, 20% devem ser premiados e 70% devem ser motivados a bater a meta.

Seguindo essa regra, localizamos os patamares que devem ser estabelecidos. Os 20% melhores resultados devem ser premiados, portanto, estabelecer como meta esse valor é um excelente parâmetro para começar a utilizar o painel de gestão de metas.

Encontrou sua resposta?